Novidades no e-ambiente | 21/09/2017

DESCRIÇÃO:  Cancelar tarefas
Solução: Será possível cancelar tarefas criadas incorretamente. O usuária criador da tarefa poderá a qualquer momento cancelar uma tarefa criada, importante citar que a tarefa não será excluída para manter o histórico das atividades.
Fazer download de versão original de arquivo inserido
Solução: Atualmente no e-ambiente, quando um usuário insere um arquivo que possui um formato conversível para PDF (doc, docx, odt, xlsx, etc.), o sistema realiza a conversão automaticamente e só é possível recuperar o arquivo em formato PDF (visualizar ou fazer download). Devido ao fato de que muitas vezes deseja-se recuperar o arquivo original de forma que seja possível aproveitar seus dados para outras finalidades, foi solicitado que, além de manter a versão PDF, o sistema disponibilize uma maneira de fazer o download da versão original que foi inserida pelo usuário.

DESCRIÇÃO: Possibilitar a busca e ordenação por prazo na fila de tarefas
Solução: Agora é possível ordenar suas tarefas por ‘Processo’, ‘Tipo tarefa’, ‘Data criação’, ‘Data prazo e  ‘Atribuído a’ selecionando se crescente ou decrescente. Sendo possível salvar sua preferência de ordenação como padrão, assim, sempre que abrir a fila ela já estará ordenada. Também foram incluídos os filtros de ‘Data Criação’ e ‘Prazo’ para refinar a pesquisa.

DESCRIÇÃO: Reenviar e-mail de notificação a um usuário externo (Comunique-se e Notificação)
Solução: Atualmente o sistema possibilita a comunicação dos Órgãos com os interessados dos processos (Notificação/Comunique-se), tanto em processos com fluxo quanto sem fluxo, informando-o da existência de pendência(s) em seu nome. Hoje, caso algum interessado tenha perdido, não recebido, mudado de e-mail ou necessite simplesmente de um novo e-mail de notificação, não há essa possibilidade de encaminhar essa comunicação novamente pelo sistema e-Ambiente. Portanto, surgiu a necessidade de desenvolvimento de uma nova funcionalidade que possibilite o envio de um novo e-mail para o interessado.

DESCRIÇÃO: Ajuste na posição do número da página na materialização
Solução: O Estado de São Paulo possui um manual de normas e procedimentos de protocolo para a administração pública, que objetiva a padronização de rotinas, uniformização de conceitos, a uniformização da produção documental do Estado e o controle dos documentos produzidos e recebidos pelos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual. O manual menciona que a numeração das páginas deve estar posicionada no canto superior à direita das páginas. Atualmente, o e-ambiente numera as páginas no canto inferior direito. Dessa forma, será preciso alterar as funcionalidades de materialização para posicionar adequadamente o número das páginas conforme o manual orienta.

DESCRIÇÃO: Enviar processo/documento para órgãos externos
Solução: Por uma solicitação da SMA, foi exposto a necessidade de envio/recebimento dos seus processos digitais para órgãos externos sem a necessidade de impressão/digitalização de papeis, neste sentido foi solicitado o desenvolvimento de uma funcionalidade a qual permitisse que os processos digitais do Sistema Ambiental Paulista pudessem ser enviados de forma digital a outro órgão, como por exemplo a Secretária de Habitação do Estado de São Paulo, que por sua vez através de um acesso no e-Ambiente com usuário e senha realizassem a distribuição de atividades em seu órgão e a devolução ao órgão interno através do próprio e-Ambiente.

Para atender essa solicitação o e-Ambiente será alterado para criação de uma tarefa especifica a qual permitirá o envio de processos/documentos a órgãos externos previamente cadastrados e autorizados. Esta nova tarefa somente estará disponível para usuários previamente autorizados através de um perfil no e-Ambiente.

Atualmente o e-Ambiente trabalha com o conceito de órgãos internos, que são os órgãos que compõem o Sistema Ambiental Paulista (SMA, CETESB, PAMB, FF, IF, IG, FZoo, IB), onde permite a livre tramitação/criação de tarefas entre órgãos internos.

A SMA solicita que os processos digitais obedeçam a regra de tramitação dos processos físicos, ou seja, ao surgir a necessidade de um processo ser enviado para outro órgão interno, deve obrigatoriamente ser realizada pelo Chefe de Gabinete do respectivo órgão.